Ir para o conteúdo

Atividades 1: Preparando o ambiente de treinamento e testes

Antes de prosseguir

Antes de prosseguirmos, gostaríamos de chamar sua atenção para o tópico sobre Precauções e Boas Práticas. É altamente recomendável que você leia esse conteúdo antes de prosseguir. Ele contém informações valiosas sobre como evitar possíveis transtornos e garantir a segurança e integridade dos seus dados.

Reforçamos a importância de seguir boas práticas ao trabalhar com o PostgreSQL, especialmente em ambientes de produção. As precauções adequadas podem ajudar a evitar a exclusão acidental de dados, garantir a disponibilidade do sistema, manter a integridade dos dados e proteger a segurança e privacidade das informações.

Para acessar o tópico de Precauções e Boas Práticas, clique aqui.

Leia atentamente esse conteúdo antes de continuar. Assim, você estará preparado para aproveitar ao máximo o PostgreSQL e evitar problemas indesejados.

Agora, vamos continuar com as atividades!

  1. Acessando o psql com o superusuário postgres, crie um usuário de nome apuser:

    CREATE USER apuser WITH PASSWORD 'senha_apuser';
    

    Esse comando irá criar um novo usuário chamado apuser com a senha especificada. Lembre-se de guardar essa senha em um local seguro para uso posterior.


  2. Ainda no psql com o superusuário postgres, crie um banco de dados com o nome ap_db:

    CREATE DATABASE ap_db;
    

    Esse comando irá criar um novo banco de dados chamado ap_db.


  3. Acesse o banco de dados ap_db:

    \c ap_db;
    

    Esse comando irá conecta-lo ao dados chamado ap_db, verifique seu prompt de comando, deverá ter uma aparência similar a esta: ap_db=#.


  4. Conceda ao usuário apuser as permissões necessárias para fazer a manutenção, assim como operações de inclusão, seleção, alteração e exclusão no banco de dados ap_db:

    GRANT ALL ON SCHEMA public TO apuser;
    

    Esse comando irá conceder todas as permissões ao usuário apuser no SCHEMA public do banco de dados ap_db.


  5. Saia do psql digitando \q ou pressionando Ctrl+D. Em seguida, faça um novo acesso ao psql, mas agora usando o usuário apuser e conectando-se ao banco de dados ap_db:

    psql -h localhost -U apuser -d ap_db
    

    Esse comando irá acessar o psql com o usuário apuser e conectar-se ao banco de dados ap_db.

    Nota

    Se desejar você pode substituir as informações de senha e nomes de usuário/banco de dados por valores diferentes dos exemplos fornecidos.

Esses exercícios ajudarão a consolidar o conhecimento sobre a criação de usuários, bancos de dados e atribuição de permissões no PostgreSQL.

Espero que você ache esses exercícios úteis e desafiadores!